fbpx

INCLUSÃO: Educação cria comitê de mães para ampliar inclusão escolar

Mães tiveram nesta sexta a oportunidade de aprender mais sobre a inclusão de alunos com deficiência nas escolas municipais, em seminário com especialista na área
A Secretaria de Educação de Ponta Grossa realizou nesta sexta (09/12) o Seminário Inclusão: o privilégio de conviver com as diferenças, no auditório da Escola Prefeito Coronel Cláudio. O objetivo foi levar para as famílias das crianças com deficiência e seus professores informações importantes para o entendimento da Educação Inclusiva, seu funcionamento e a forma de atuação da Prefeitura. Além disso, a Secretaria está criando um grupo de mães para acompanhar a Educação Especial na cidade.

Desta forma, as mães poderão participar diretamente da reestruturação da Educação Especial em Ponta Grossa, ajudando no aprendizado e desenvolvimento das crianças. As famílias e professores tiveram acesso a uma palestra do Professor Leopoldo Vieira, do Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR), de Curitiba, especialista em inclusão. Para ele, o papel de cuidar não é somente do Estado ou da família, mas de uma união de forças. “Quando a Prefeitura faz este convite, está socializando o conhecimento necessário para uma ação mais promissora em relação ao bem estar destas crianças”, acredita Vieira.

“No momento em que a Secretaria inclui os pais neste processo, ocorre uma tomada de consciência dos adultos, sejam professores, familiares, para que tornem-se todos responsáveis pelo bem estar e pelo processo de conhecimento e educação da criança, seja ela da educação especial ou não. É uma atitude fantástica, porque cada um pode ajudar na instrução e na diminuição do sofrimento de uma criança que precisa de cuidados especiais”, aponta Vieira.

Edilma Maravieski é mãe de uma aluna com deficiência e esteve presente no evento e pretende participar deste momento de formulação de novas ações na Educação Especial em Ponta Grossa. “É uma iniciativa importante. Eu, como mãe de uma aluna especial que estuda em uma Escola Municipal, fico muito contente em poder colaborar com a escola e é de grande valia para mim ajudar neste processo, para que possamos efetivamente incluir nossas crianças”, conta Edilma.

Conforme a secretária Esméria Saveli, o seminário foi realizado para que as mães conheçam melhor a Educação Especial e possam colaborar com a sua efetivação. “Com esta ação estamos fortalecendo a Educação Inclusiva, para que efetivamente possamos acolher e ensinar as crianças com deficiência, cada vez melhor. E é com a ajuda das famílias que vamos conseguir alcançar estes resultados”, aponta Esméria.[pb_builder]