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O despertar para o desejo de aprender

Pais, professores e todos aqueles responsáveis pela educação, seja ela formal ou informal, demonstram certa ansiedade em querer ajudar a criança a despertar o desejo para aprender e elevar o nível de eficiência do processo ensino-aprendizagem.
Há um esforço das autoridades em buscar reduzir a taxa de repetência e evasão escolar de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, principalmente das Escolas da Rede Pública.
No município de Fortaleza foram atendidas 25 escolas situadas em áreas denominadas “Cinturão de Pobreza”, através de convênio entre o CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O projeto visava ao atendimento em Psicomotricidade Relacional a 3500 alunos da Rede Pública Municipal, dos quais foram selecionados 5%, o equivalente a 175 crianças, que apresentavam dificuldades de aprendizagem e eram repetentes. Também foram atendidos os 58 professores destas crianças e seus pais.
Como estratégias de atendimento foram oferecidos:

  • À criança: 12 encontros, com frequência semanal, de Psicomotricidade Relacional com 90 minutos de duração, sendo as crianças divididas em 14 grupos.
  • Aos professores: 5 encontros, com frequência mensal de Psicomotricidade Relacional, perfazendo um total de 30 horas.
  • Aos pais: 8 encontros, com frequência mensal, sendo 4 para palestras informativas e 4 para reuniões de acompanhamento, orientação e avaliação do processo de seus filhos.

Como Resultados Finais se pode constatar:

  • Redução do índice de comportamentos destrutivos.
  • Favorecimento das relações afetivas professor/aluno, aluno/aluno.
  • Elevação da autoestima e autoconfiança.
  • Fortalecimento da autonomia e identidade.
  • Melhoria nos níveis de comunicação e desempenho escolar.
  • Crescimento do potencial criativo e construtivo.
  • Redução dos níveis de stress.

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