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Blog CIAR

Psicomotricidade Relacional: A teoria de uma prática

A Psicomotricidade Relacional visa desenvolver e aprimorar os conceitos relacionados ao enfoque da Globalidade Humana. Busca superar o dualismo cartesiano corpo/mente, enfatizando a importância da comunicação corporal, não apenas pela compreensão da organicidade de suas manifestações, mas essencialmente, pelas relações psicofísicas e sócioemocionais do sujeito. Preza por uma abordagem preventiva, com uma perspectiva qualitativa e, portanto, com ênfase na saúde,...

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Qual é o seu superpoder?

A vida, em geral, não facilita para ninguém. Mas para o nosso herói da foto, ela complicou um pouco mais. Nas lembranças mais remotas, José Leopoldo Vieira traz a memória de um pai viciado em jogos. Aos seis anos se viu fugindo com o pai, que, mergulhado em dívidas, abandonou a esposa e levou o menino para viver de canto em canto, tendo que trabalhar e conviver...

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Psicomotricidade Relacional e a socialização escolar como facilitadores na aquisição de conhecimento

Abordar Psicomotricidade Relacional e socialização escolar como facilitadores na aquisição de conhecimento nos instiga a refletir sobre a necessidade de mudarmos o foco do discurso verbal, buscando através da ação, do movimento, uma comunidade educacional aberta a uma demanda de relações, baseada em valores humanos, nos quais os comportamentos afetivo-emocionais tornem-se indispensáveis para a conquista de novas aquisições e conhecimentos...

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Psicomotricidade Relacional para um melhor rendimento em sala de aula

A Psicomotricidade Relacional, criada na década de 60, pelos professores André e Anne Lapierre, nos coloca de forma decisiva a importância no lugar do corpo na educação e de suas influências na comunicação humana. O corpo e a aprendizagem caminham juntos! É por meio do corpo que o indivíduo entra em contato com o conhecimento. Do nascimento à idade adulta...

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Diante de tantas tecnologias, o que realmente importa?

Nos dias atuais, diante desta fase de adaptação que o Brasil vem passando, vários educadores e gestores educacionais se vêem frente às necessidades de mudanças que atendam as expectativas de um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Passam a investir maciçamente em tecnologia da informação, aplicam recursos e mais recursos em reestruturação e se vêem confusos diante de tantas...

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