A Psicomotricidade Relacional visa desenvolver e aprimorar os conceitos relacionados ao enfoque da Globalidade Humana. Busca superar o dualismo cartesiano corpo/mente, enfatizando a importância da comunicação corporal, não apenas pela compreensão da organicidade de suas manifestações, mas essencialmente, pelas relações psicofísicas e sócioemocionais do sujeito. Preza por uma abordagem preventiva, com uma perspectiva qualitativa e, portanto, com ênfase na saúde,...
Blog CIAR
II Seminário Estadual de Alternativas Penais no Centro Dragão do Mar – CIAR Fortaleza
Nos dias 30 e 31 de maio, aconteceu o II Seminário Estadual de Alternativas Penais no Centro Dragão do Mar. O evento foi promovido pelo Fórum de Alternativas Penais e a SEJUS – Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. Durante o evento foi assinado o Convênio de Cooperação entre o CIAR e a SEJUS-CE. O Prof. Dr....
Qual é o seu superpoder?
A vida, em geral, não facilita para ninguém. Mas para o nosso herói da foto, ela complicou um pouco mais. Nas lembranças mais remotas, José Leopoldo Vieira traz a memória de um pai viciado em jogos. Aos seis anos se viu fugindo com o pai, que, mergulhado em dívidas, abandonou a esposa e levou o menino para viver de canto em canto, tendo que trabalhar e conviver...
Psicomotricidade Relacional e a socialização escolar como facilitadores na aquisição de conhecimento
Abordar Psicomotricidade Relacional e socialização escolar como facilitadores na aquisição de conhecimento nos instiga a refletir sobre a necessidade de mudarmos o foco do discurso verbal, buscando através da ação, do movimento, uma comunidade educacional aberta a uma demanda de relações, baseada em valores humanos, nos quais os comportamentos afetivo-emocionais tornem-se indispensáveis para a conquista de novas aquisições e conhecimentos...
Psicomotricidade Relacional para um melhor rendimento em sala de aula
A Psicomotricidade Relacional, criada na década de 60, pelos professores André e Anne Lapierre, nos coloca de forma decisiva a importância no lugar do corpo na educação e de suas influências na comunicação humana. O corpo e a aprendizagem caminham juntos! É por meio do corpo que o indivíduo entra em contato com o conhecimento. Do nascimento à idade adulta...
Diante de tantas tecnologias, o que realmente importa?
Nos dias atuais, diante desta fase de adaptação que o Brasil vem passando, vários educadores e gestores educacionais se vêem frente às necessidades de mudanças que atendam as expectativas de um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Passam a investir maciçamente em tecnologia da informação, aplicam recursos e mais recursos em reestruturação e se vêem confusos diante de tantas...